vodca ou vodka (em russo: во́дка; em polaco: wódka) é uma popular bebida destilada, incolor, quase sem sabor e com um teor alcoólico entre 35 e 60%. A vodca é a bebida nacional da Rússia. O nome vodca é o diminutivo de água(“aguinha“) em várias línguas eslavas, contudo não se tem certeza da origem etimológica, que poderia ser apenas uma coincidência. De toda forma, os estudos mais recentes apontam que a palavra wodka (gorzalka, originalmente) foi primeiramente utilizada em textos poloneses, sendo o mais antigo datado de 1643

A vodca é um destilado obtido a partir de arroz (China, Japão e outros países produtores deste produto) e o restante mais comuns na Rússia e Polônia, devido a fartura de tais produtos: cevada, milho, trigo, centeio, ervas, figos ou batatas, fermentados. Cada uma dessas matérias primas confere à bebida sabor e qualidade diferentes, variando a fórmula de acordo com a região onde é produzida. Popularmente, a vodca tem 40% de teor alcoólico, mas a sua graduação pode variar entre os 35 e os 60% sendo acrescido de água local, o que lhe diferencia também. A União Europeia, por exemplo, impõe um teor alcoólico mínimo de 37.5% enquanto que as bebidas produzidas na América tem em geral 37% de teor alcoólico, pois o processo de destilação é diferente do europeu.

Frases sobre vodka:

  • Vodka da amnésia.
  • Vodka faz você mudar de idéia.
  • Poção mágica é a vodka: depois de algumas doses qualquer bruxa se transforma em princesa.
  • Eu digo não para a vodka, mas ela não me escuta.
  • Não choro sobre o leite derramado, mas derrama a vodka pra ver o escândalo que eu faço.
  • O amor não torna as pessoas mais bonitas. O nome disso é vodka.
  • Mulher feia e limão, só com vodka.

Agora a historinha com essa bebida: (enviada por uma amiga) 

Segue a história…

Putz, sempre pago micos, mas antes como bebia mais, os micos eram maiores, um dos piores da minha vida foi com a “Santa Vodega” o bom é que não me lembro, me contaram a maior parte da noite… hahahahaha

Estávamos na casa da minha tia com alguns amigos e resolvemos beber algo, então compramos algumas caixas de cerveja, vinho, quatro fantas (laranja e morango) e para completar duas garrafas de vodka da melhor qualidade “balalaika” (tão boa que a garrafa é plástica), não queria misturar, fiquei só na vodka com refrigerante, meio a meio, não sei ao certo quanto tomei, estávamos jogando cartas.

Durante a madrugada acabaram os cigarros, fui num posto próximo comprar com meu ex-namorado (ainda, não tínhamos ficado), quando desci do carro ele disse que me puxou pelo braço e apontou o Chorão do Charlie Brown Jr. que estava dentro do posto, pedi os cigarros, olhei pro Chorão ao meu lado, comecei a rir, e disse “Ah fala sério? Tu é mesmo o Chorão? “. As garotas que estavam em volta começaram a rir e ele também, pedi alguns autógrafos e fomos embora.

No caminho de volta, o “Edu” me beijou pela primeira vez, não lembro se foi bom ou ruim, lembro-me de ter aberto a janela do carro e ter vomitado em jatos estilo “o exorcista”.

Chegamos à casa minha tia e tomamos banho juntos, acho que ele gostou do estilo exorcista, namoramos por dez anos.
Depois disso, “Santa Vodega” só com moderação!
AGORA CHEGA DE PAPO E VAMBEBE!!!
